Filmar connosco

…é fácil. A nossa equipa é composta por experientes profissionais da área do cinema que já colaboraram com diversos projetos desenvolvidos na cidade do Porto e fora dela. Mantemos as coisas simples e apoiamos-te do início ao fim.

Porto fácil

A Filmaporto preparou um guia que te ajudará a compreender como funcionam as coisas no Porto. Neste documento podes encontrar um conjunto de informações úteis para que consigas filmar o teu projeto na nossa cidade.
Faz o download aqui

Faz parte do nosso trabalho atribuir as licenças de que precisas para filmar no Porto. E nós gostamos de manter as coisas simples. Contacta-nos e iremos aconselhar-te sobre como as coisas podem ser mais rápidas.


Formulários de licenciamento de filmes
Para filmares na nossa cidade, precisas de preencher dois formulários. Um deles terás de preencher apenas uma vez; o outro deverá ser preenchido tantas vezes quanto o número de locais onde pretendes filmar.


Formulário de projeto
Este documento, que deverá conter informações mais amplas sobre o teu projeto e a tua empresa, deve ser enviado com uma cópia oficial da tua apólice de seguro de responsabilidade civil.
Faz o download aqui


Formulário de localização
É aqui que deves explicar com mais detalhes o que vai acontecer em cada local de filmagem e mencionar quais são as tuas necessidades.

Caso necessites de lugares de estacionamento, de ocupar um espaço público ou condicionar o trânsito, deverás enviar o formulário com os mapas disponíveis na página oficial do Porto (www.portaldomunicipe.cm-porto.pt), explicando o que necessitas.

Se precisares de uma licença especial para ruído, consulta também a página oficial do Porto para obteres o formulário correto a enviar.

Se o teu projeto é mais simples e queres filmar em vários locais num só dia, deves apenas preencher um formulário de localização, indicando todos os locais onde irás filmar.
Faz o download aqui



Submissão de formulários
Todos os formulários deverão ser enviados para info@filmaporto.pt.

 

Guiamos-te pela burocracia

Portugal tem um dos sistemas de incentivos (cash rebate) para cinema e TV mais competitivos do mundo.

Dependendo do teu investimento, podes receber um reembolso de até 30%.

A Filmaporto pode ajudar-te a contactares as entidades certas para te candidatares a estas oportunidades e guiar-te ao longo do caminho.
Para saberes mais, clica aqui

Temos legislação especial para ajudar a tua equipa a começar a filmar o mais rápido possível.
Para saberes mais, clica aqui

Portugal assinou 9 tratados bilaterais de coprodução de filmes, com França, Alemanha, Itália, Espanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Em breve, teremos tratados com Israel, Índia e China.

Portugal é também membro da Convenção Europeia sobre Coprodução Cinematográfica e do Acordo Ibero-Americano de Coprodução Cinematográfica.

As empresas que operam no Porto têm um grande historial de projetos de coprodução com o estrangeiro: França, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, EUA, Japão, Espanha, Israel e muitos mais.

Isso significa que ao produzires aqui podes expandir as tuas possibilidades de coprodução para mais de 50 países e, consequentemente, inscrever o teu projeto em bolsas e fundos de todo o mundo.
Para saberes mais, clica aqui

Nem todas as maravilhas que encontras no Porto são geridas ou pertencem ao município. Mas nós sabemos quem as gere. Vamos orientar-te e ajudar-te a obter os contactos e as licenças de que precisas para filmares onde quiseres. Contacta-nos!

 

Encontra…

Estás a ter dificuldades em encontrar o local certo para filmares o teu projeto? Queres visitar o Porto e explorar a nossa cidade?

A nossa cidade tem muito a oferecer. Encontra o local que procuras na nossa base de dados. Também te podemos colocar em contacto com um Location Manager local, que te ajudará nesta demanda. Contacta-nos!

Ainda não encontraste o ator ou a atriz ideal? Precisas de figurantes que são locais?

Entra em contacto connosco, diz-nos o que precisas e encontraremos um diretor de casting qualificado que te ajudará a encontrar aquele ator ou aqueles figurantes que irão conferir uma sensação de autenticidade ao teu filme.

Ainda estás à procura do diretor de fotografia certo para o teu projeto? Tens dúvidas sobre o diretor de arte que queres trazer?

Entra em contacto connosco, diz-nos o que precisas e encontraremos o talento que procuras.

Queres reduzir as tuas despesas tendo uma equipa profissional local? Queres trabalhar com profissionais que realmente entendam a nossa cidade e as suas pessoas?

Entra em contacto connosco, diz-nos o que precisas e nós encontraremos os profissionais que irão garantir um trabalho de alta qualidade para o teu projeto.

Enviar equipamentos por uma transportadora pode ser demasiado difícil e ser caro. Alguém se esqueceu de trazer aquela lente que ninguém achou que seria necessária e precisas mesmo dela agora?

Entra em contacto connosco, diz-nos o que precisas e nós enviar-te-emos os contactos das melhores empresas de aluguer de equipamento.

 

Décors

Em construção...

Inscreve o teu décor +

Décors

Inscreve o teu décor +

Em construção...

 
 
 


Diretório Filmaporto


Se vives na Área Metropolitana do Porto e és trabalhador independente ou tens uma empresa no ramo audiovisual, junta-te à base de dados da Filmaporto. Esta base de dados servirá para promover o teu trabalho entre os profissionais que vêm filmar na cidade. Por outro lado, se tens uma propriedade no concelho do Porto que pretendes disponibilizar para lá serem filmados projetos audiovisuais, podes inscrever o teu décor.

Informação profissional

Últimas produções

Produção 1

 

Produção 2

 

Produção 3

 

Produção 4

 

Produção 5

Categorias profissionais

Seleciona no máximo 6 categorias

Produção

Argumento

Realização

Cinematografia/Iluminação/Maquinaria

Arte/Adereços

Maquilhagem/Cabeleireiro

FX

Som

Edição/Pós-produção

Comunicação/Produção

Outros

Tipo de produções

Informações gerais

Últimas produções

Produção 1

 

Produção 2

 

Produção 3

 

Produção 4

 

Produção 5

Categorias

Produtoras

Distribuidoras

Programação e exibição

Submete o teu décor

Os teus dados

 

Certificação Green & Responsible

A Filmaporto está ciente da riqueza e diversidade do Porto. É por isso que promove um processo de filmagem responsável, para que possas sempre voltar a filmar na nossa bela cidade.

Temos a sorte de encontrar dentro dos limites da nossa cidade o belo Rio Douro, o mar e locais e monumentos históricos únicos, considerados Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Sê cuidadoso na escolha dos lugares em que queres filmar e toma precauções extra no uso de recursos mais complexos (gruas, travellings, drones, etc.) nos locais mais delicados.

Se a vida de residentes e lojas locais for afetada pela tua filmagem, deves informá-los com antecedência e reduzir ao mínimo a poluição ambiental, acústica e/ou luminosa.

Promove o emprego local, contrata profissionais locais e prestadores de serviços adjacentes sempre que possível — aluguer de equipamentos e veículos, compra de produtos, etc. É uma forma de dares um retorno positivo à nossa cidade que está sempre feliz por te receber.

Reduz o lixo gerado, usando apenas os recursos necessários e evitando produtos descartáveis.

Reutiliza decorações, roupas ou outros materiais e promove a compostagem de resíduos orgânicos.

Recicla, separando o lixo e usando os recipientes específicos espalhados pela cidade.

Otimiza o consumo de energia escolhendo dispositivos de baixo consumo e promove rotinas para evitar desperdícios, como desligar totalmente os equipamentos quando paras de filmar por um longo período de tempo.

Faz um uso eficiente e sustentável da água, evitando recipientes individuais de uso único e usa recipientes reutilizáveis ​​e pontos de recarga alternativos.

Lembra-te de otimizar a descarga de cisternas e evita longas aberturas de torneiras.