Financiamento & Formação

Acreditamos que é importante financiar projetos realizados no Porto, mas também promover e apoiar formações destinadas aos profissionais da cidade.

Bolsas Filmaporto: Bolsa Neves & Bolsa Pascaud

Download do regulamento

Em 1906, a Neves & Pascaud foi a primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto. Foi ainda a entidade responsável ​​pela abertura de, pelo menos, quatro salas de cinema, incluindo o importante Cinema Batalha em 1947.

António Neves era um empresário local, um símbolo da vibrante indústria e do empreendedorismo da nossa cidade. Já o seu sócio francês, Edmond Pascaud, veio para o Porto e trouxe consigo os conhecimentos cinematográficos que adquirira em Paris.

A Filmaporto decidiu criar duas bolsas de apoio à produção em cinema e deu-lhes o nome destas figuras ímpares. Através destes apoios, iremos financiar, no espaço de um ano, cinco projetos realizados integralmente na cidade.

À bolsa Neves podem candidatar-se artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, enquanto a bolsa Pascaud é destinada a artistas, realizadores e produtores residentes fora do concelho.

As cinco bolsas, no valor de 20.000€ cada, serão concedidas, mediante concurso, a propostas de cinema de ficção e documental, séries, cinema experimental e ensaio.

    Download do regulamento

Formação

Estamos em constante contacto com os profissionais do Porto. Procuramos entender as suas necessidades e oferecer todas as ferramentas necessárias para supri-las.