2021-06-28
A Filmaporto quer impulsionar o Porto como território de produção e apoiar projetos cinematográficos

O novo projeto de film commission da cidade do Porto foi apresentado a agentes do setor esta terça-feira, no Cinema Trindade, pelo Presidente da Câmara, Rui Moreira, pelo Diretor do Departamento de Cinema e Imagem em Movimento da empresa municipal Ágora, Guilherme Blanc, e por Luís Araújo (Film commissioner).

A Filmaporto — film commission é a nova plataforma do Departamento de Cinema e Imagem em Movimento da Ágora que tem como principal objetivo impulsionar o Porto como território de produções cinematográficas. A sua atividade passa por promover a cidade junto de agentes nacionais e internacionais, facilitar filmagens através do apoio logístico e técnico, apoiar financeiramente produções audiovisuais no Porto e garantir formação contínua e especializada a profissionais.

Além disto, pretende ainda servir de intermediário entre agentes da cidade e oportunidades de produção cinematográfica, nomeadamente através da criação de um diretório no qual se poderão inscrever todos os profissionais do setor audiovisual residentes no Porto. A inscrição pode ser feita a partir do site da Filmaporto.

Apoio à produção vai a reunião de Câmara

Acreditando que a criação audiovisual deve ser um vetor central no desenvolvimento da cidade do Porto, a Filmaporto — film commission quer, ainda, apoiar a produção em cinema através da atribuição anual de bolsas.

As Bolsas de apoio Filmaporto, que serão propostas em reunião de Câmara nesta segunda-feira, dia 28 de junho, têm como principais objetivos estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a empregabilidade e contratação de técnicos e empresas ligadas ao setor audiovisual da cidade.

Outra das missões da nova film commission é garantir formação contínua e especializada aos diferentes agentes que exerçam a sua atividade profissional no Porto. Deste modo, disponibilizará, em parceria com outras entidades da cidade, workshops e cursos centrados nas diferentes técnicas audiovisuais. As primeiras formações apoiadas já podem ser consultadas aqui.

Pode acompanhar a atividade da Filmaporto através do Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.