2022-05-16
Bolsas Filmaporto: candidaturas abertas até 3 de junho

Estão abertas as inscrições para a 2.ª edição das bolsas Filmaporto de apoio ao cinema produzido integralmente na cidade. As cinco bolsas, no valor de 20.000 euros cada, serão concedidas, mediante concurso, a propostas de cinema de ficção, documental ou animação, séries, cinema experimental ou vídeo-ensaio. O período de candidaturas decorre até às 18:00 do dia 3 de junho e o regulamento está disponível aqui.

O concurso prevê duas modalidades de apoio dirigidas a diferentes candidatos. Na bolsa Neves poderão inscrever-se artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, enquanto a bolsa Pascaud é destinada a candidatos a residir fora da cidade. Em ambas as modalidades, 60% da equipa deverá residir no Porto há, pelo menos, dois anos. O júri, responsável pela avaliação das candidaturas, é composto por Ana Moreira (atriz e artista plástica), Joana Gusmão (produtora e programadora) e Samuel Barbosa (realizador e produtor de cinema).

As bolsas Neves e Pascaud foram nomeadas em homenagem a duas figuras ímpares da cidade: António Neves e Edmond Pascaud, fundadores da Neves & Pascaud, a primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto e proprietária de salas como o Cinema Batalha e o Salão Trindade. Este programa de apoio visa estimular a criação de cinema produzido no Porto e promover a contratação de técnicos e empresas da cidade ligados ao setor audiovisual.