A curta-metragem A Emancipação de Mimi, de Marcelo Pereira, um dos projetos apoiados pela Bolsa Pascaud da Filmaporto, terminou recentemente a fase de rodagem no Porto. O filme traça um paralelismo entre o culto religioso e o culto das celebridades.
A narrativa acompanha Miguel, de nove anos, aluno de um colégio católico que é fã da estrela pop Mariah Carey. Incentivada pelas freiras, a criança percorre as ruas da cidade para vender calendários com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Quando descobre, através dos colegas, que não ficará com o lucro obtido nas vendas, toma medidas para reverter a situação.
“O filme fala sobre a relação que temos com figuras endeusadas, seja na cultura popular, na religião ou na cultura pop, e sobre estas duas mulheres inatingíveis: Nossa Senhora de Fátima e Mariah Carey”, explica Marcelo Pereira. “Percebi que, através dos recursos do cinema, poderia traçar um paralelo entre estas duas figuras femininas. Ao contrapô-las neste plano imagético, poderia abordar o porquê de sentirmos a necessidade de venerar certas figuras. Talvez não exista muita diferença entre uma pessoa fanática religiosa e uma pessoa fanática por um artista”, acrescenta.
O filme — levemente autobiográfico, inspirado nas memórias do realizador enquanto estudante de um colégio católico nos arredores do Porto, — traça no título uma relação entre o álbum de Mariah Carey, The Emancipation of Mimi, e o sentimento de libertação e insurgência protagonizado por Miguel.
As filmagens aconteceram no Marquês, no Viso, em Contumil, na Sé e na Foz e a equipa da curta-metragem integrou elementos da cidade, incluindo técnicos, atores da Agente a Norte e alunos do balleteatro.
A Emancipação de Mimi é o primeiro filme de Marcelo Pereira fora do contexto escolar. Filmada em película, a obra encontra-se em fase de pós-produção e deverá estar concluída em setembro.