O curso livre de cinema em película “A Nebulosa”, que teve início em novembro do ano passado, culmina este domingo, 23 de outubro, com a apresentação das curtas-metragens realizadas pelos participantes. A sessão, às 21:45 no Cinema Trindade, tem entrada gratuita.
Desenvolvida pela Rua Escura, com o apoio da Filmaporto, a formação contou com sessões dirigidas por André Gil Mata, Frederico Lobo, Luís Palito e João Vladimiro e com masterclasses dos realizadores Leonor Noivo e Paulo Abreu.
Durante vários meses, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a mecânica e utilização das câmaras 16 mm, captação de som, iluminação e produção de um filme em película. O processo de trabalho desenvolveu-se também através do visionamento de filmes, de estudos de caso e debates.
“Deste encontro surgiram nove filmes que, do nosso ponto de vista, espelham bem a importância do processo e que sentimos como uma materialização fiel das discussões que fomos tendo ao longo deste tempo, dos choques entre as diferentes sensibilidades de cada um, tentando sempre exponenciar cada uma delas. São nove olhares idiossincráticos, resultados de um espaço aberto a um encontro improvável”, explica a produtora.
Entonação de um espaço, de Fabiano Teixeira; Enquanto há luz, de Cláudia Gomes; A Arte de Furtar, de Rodrigo Queirós; maior idade, de Maria Inês Rodrigues; O Amor é Isso, de Nuno Mendonça; Macaca, de Odair Monteiro; Tanganhom, de Vítor Covelo; Sempre a mesma Música, de Ana Almeida; e Meio Termo, de Cláudia Ribeiro, são os filmes produzidos na 1.ª edição de “A Nebulosa”.