As Industry Screenings do Porto/Post/Doc — organizadas pelo festival em parceria com a Filmaporto — acontecem nos dias 21 e 22 de novembro no Passos Manuel. Estas sessões privadas, dirigidas a agentes da indústria cinematográfica, apresentam uma seleção de obras, com origem no Porto, norte de Portugal e Galiza, que procuram uma estreia mundial. Entre os projetos selecionados estão quatro filmes vencedores das Bolsas Filmaporto em 2021: “O Pão”, de Lúcia Prancha, “Grito” de Luís Costa, “O Pátio do Carrasco” de André Gil Mata e a animação “Quase me Lembro”, de Dmitri Mihajlovic e Miguel Lima.
O festival, que decorre até 26 de novembro, integra um conjunto de atividades destinadas exclusivamente à indústria cinematográfica — programadores, diretores artísticos de festivais, agentes de vendas, distribuidores e outros profissionais do cinema. O objetivo principal destes encontros entre profissionais de todo o mundo é proporcionar oportunidades de promoção, distribuição e internacionalização de obras nacionais e impulsionar o Porto como território de produção cinematográfica.
Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Working Class Heroes, que visa apoiar a produção audiovisual no Porto e sobre o Porto, convida três cineastas a apresentar, perante um júri internacional, uma proposta para um filme sobre a comunidade trabalhadora do Porto. O projeto selecionado será produzido durante uma residência artística de dois anos na cidade. Nesta edição, Jorge Quintela, Mariana Gaivão e Mónica Martins Nunes vão apresentar os seus projetos “Bunker”, “Vigília” e “Não Há Dia que Não Venha”, respetivamente, numa sessão pública no Maus Hábitos, a 22 de novembro, às 17h30.
No dia anterior, 21 de novembro, às 19h30, o festival dedica uma sessão no Passos Manuel aos três realizadores com os filmes “Sobre El Cielo”, de Jorge Quintela, “Ruby”, de Mariana Gaivão, e “Sortes”, de Mónica Martins Nunes.
Dedicado ao cinema do real, o Porto/Post/Doc: Film & Media Festival integra também secções competitivas —Internacional, Cinema Falado, Cinema Novo e Transmission —, programas temáticos, secções retrospetivas, cinema para a infância e para o público adolescente e espaços de debate, oficinas e festas.